Wanderlei Cerqueira cobra esclarecimentos sobre incêndio em galpão usado pela Prefeitura de Várzea Grande
Presidente da Câmara defende apuração técnica sobre as causas do incêndio e pede transparência quanto aos possíveis prejuízos ao patrimônio público.
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Wanderlei Cerqueira, cobrou explicações da Prefeitura após o incêndio que atingiu o galpão usado pela administração municipal na região da avenida Filinto Müller, no bairro Marajoara. O local funcionava como estrutura ligada ao armazenamento de materiais da Educação, incluindo merenda escolar e itens de almoxarifado.
Segundo Wanderlei, o caso precisa ser investigado com rigor pela perícia técnica e acompanhado pelos órgãos de controle, principalmente porque não seria o primeiro incêndio envolvendo depósitos ligados ao Município em um curto período. Para o presidente da Câmara, a situação levanta questionamentos e exige respostas claras à população.
“Eu quero resposta. Dinheiro público não é meu, não é da prefeita, é do povo. Nós queremos saber o que aconteceu. Um prédio novo não pega fogo desse jeito sem que haja uma explicação técnica”, afirmou o vereador, conforme divulgado pelo VGN.
A cobrança ganhou ainda mais força porque, de acordo com as informações divulgadas, vereadores estiveram recentemente fiscalizando barracões da Educação. Na ocasião, parlamentares teriam encontrado materiais pedagógicos e livros armazenados, além de relatarem dificuldades para acessar documentos e inventários dos itens estocados.
Wanderlei também afirmou que havia movimentação de materiais entre depósitos municipais antes do incêndio. Apesar das suspeitas e das coincidências apontadas, o presidente da Câmara evitou cravar qualquer conclusão antes do laudo oficial.
“Eu não sou perito. Quero ver o que a perícia vai apontar. É um barracão novo, utilizado para estoque. Para acontecer um incêndio dessa proporção, precisamos entender o que realmente ocorreu”, declarou.
O parlamentar também comparou o episódio com outro incêndio registrado anteriormente em depósito utilizado pela Prefeitura e disse que a repetição dos casos precisa ser analisada com seriedade.
“Agora já são dois incêndios. Coincidência? Um raio cair duas vezes no mesmo lugar é algo que precisa ser analisado. Tem que investigar muito bem”, disse Wanderlei.
Além de cobrar a Prefeitura, o presidente da Câmara informou que acionou o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, para relatar a situação e pedir acompanhamento do caso. Segundo Wanderlei, a Câmara deve acompanhar os trabalhos periciais e cobrar transparência sobre os prejuízos, as causas do incêndio e os impactos para a rede municipal de ensino.
O incêndio assustou moradores da região devido à proporção das chamas e à fumaça vista de vários pontos da cidade. A proximidade do galpão com um posto de combustíveis também aumentou a preocupação no local.
A Prefeitura informou, segundo publicação do HiperNotícias, que o calendário escolar e o fornecimento de merenda não seriam afetados, pois as unidades de ensino já estariam abastecidas. Mesmo assim, Wanderlei reforçou que a população precisa saber o que foi perdido, qual era a real situação do imóvel, se havia segurança adequada e o que será feito para evitar novos episódios.
Para o presidente da Câmara, mais do que um incêndio, o caso envolve patrimônio público, dinheiro do povo e responsabilidade administrativa. A expectativa agora é pela conclusão da perícia e pela apresentação de respostas oficiais sobre as causas do fogo.



COMENTÁRIOS